fbpx

WordPress é o CMS mais utilizado do mundo, porém, junto com sua popularidade, ele acaba sendo o maior alvo de ataques de hackers. E na maioria das vezes a vulnerabilidade do site poderia ter sido resolvida em questão de minutos. Por isso, é importante saber como melhorar a proteção contra esses ataques.

Dentre as formas de melhorar a segurança no seu site WordPress, simplesmente mantendo ele atualizado garante sempre a versão com menos vulnerabilidades, ou pelo menos a versão com vulnerabilidades conhecidas já consertadas. Além disso, manter plugins e temas atualizados, excluindo os que não estão sendo utilizados também contribui para maior segurança.

Outro ponto com importância seria no login, grande parte dos usuários acabam deixando as opções padrões, usuário sendo “admin” e url “wp-admin”, hackers e pessoas com mas intenções sabem disso, por isso é importante mudá-las.WPS Hide Login é um plugin que permite a alteração dessa url para uma customizada, e o nome de usuário pode ser alterado no banco de dados. Juntamente, a implementação de autenticação de dois fatores e utilização de senhas fortes também auxiliam. Já na parte de nomeação de tabelas, o prefixo padrão “wp” também costuma não ser alterado, isso pode gerar vulnerabilidades para ataques como SQL Injections, por essa razão é aconselhado alterá-lo.

Numa visão mais ampla, escolher uma hospedagem mais segura, fazer backups rotineiros e certificar-se de que o dispositivo onde o WordPress utilizado é seguro também podem ajudar. Mas a parte mais importante é entender que nenhum sistema ou site é 100% infalível, no entanto, quanto mais camadas de proteção seu sistema tem, mais difícil será para algum hacker realizar um ataque.

Open chat